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Exercícios de Acordes

Cada acorde executado na guitarra ou violão pode ser analisado e representado por diferentes cifras. A terminologia é abrangente, assim como a aplicação de cada um desses acordes dentro de uma cadência harmônica, dentro de uma música. Se usarmos as regras da cifragem e cada uma das notas do acorde como tônica vamos encontrar um pedaço desse universo.

Nenhum acorde é estático mas a sua definição pode ser. Por essa razão é interessante encontrar as várias facetas de uma estrutura e inserí-la nos diferentes contextos, buscar novas aplicações, rediscutir e elaborar.

Nesses exercícios faremos exatamente isso:

  1. Quais as diferentes formas de cifrar um determinado acorde?
  2. Quais as diferentes formas de tocar esse acorde?
  3. Em que campos harmônicos ele faz parte?
  4. Quais escalas podem ser usadas sobre ele?
  5. Quais as funções harmônicas que esse acorde pode desempenhar?
  6. Quais são as suas aplicações?

Para visualizar cada um dos exercícios, clique nas imagens dos acordes abaixo:


Respostas:

Os textos abaixo serão atualizados de acordo com as discussões no grupo “Dúvidas de Guitarra e Violão”. Para ler o que está sendo debatido sobre cada um dos acordes basta clicar no desenho correspondente acima.


Acorde 1: Cm6 ou Am7(b5)

Outros formatos…

Esse acorde faz parte dos seguintes campos harmônicos:

Então na prática podemos usar as seguintes escalas sobre Cm6 ou Am7(b5):

E as pentas, que são as reduções das escalas acima…

Penta m7→ Cm7, Dm7, Gm7

Penta m6→ Cm6, Dm6, Bbm6

Penta M7→ F7, B7, D7, G7


As funções do acorde:

Para o formato m6…

  1. Acorde Dórico – Menor com a sexta maior, mesma característica do modo.
  2. Grau 1 da menor melódica com função tônica.
  3. Acorde substituto dominante (exemplo: G7 é substituído por Dm6 ou Abm6 por possuirem o mesmo trítono).
  4. Acorde sub em blues menor: Am | % | % | A7 || Dm6…

Para o formato m7(b5)…

  1. Acorde Lócrio – Menor com quinta diminuta, mesma característica do modo.
  2. Preparação II-V7-I com função subdominante. Ex: Dm7(b5) | G7 | C.
  3. Acorde substituto dominante (exemplo: G7 é substituído por Bm7(b5) ou Fm7(b5) por possuirem o mesmo trítono).


Cadências típicas:

C | F | Abm6 | C

Cm | Cm/Bb | Ao | Abm6

Cm | Cm7M | Cm7 | Cm6

C | Dm7(b5) | G7(b13) | C

C | F | G7 Bm7(b5) | C

C | Dm/C | Dm/B | E7(b9) | Am nesse caso o Dm/B pode ser lido como Bm7(b5).


Acorde 2: Gm7(#5)

Outros formatos…

Esse acorde faz parte dos seguintes campos harmônicos:

Então na prática podemos usar as seguintes escalas sobre Gm7(#5):

E as pentas, que são as reduções das escalas acima…

Penta m7→ Cm7, Fm7, Gm7, Dm7, Bbm7

Penta m6→ Fm6, Cm6, Bbm6, Abm6

Penta M7→ Bb7, F7, Eb7


Acorde 3: B7M(#11)

Outros formatos…

Esse acorde faz parte dos seguintes campos harmônicos:

Então na prática podemos usar as seguintes escalas sobre Gm7(#5):

E as pentas, que são as reduções das escalas acima…

Penta m7→ D#m7, G#m7, A#m7

Penta m6→ G#m6, A#m6

Penta M7→ C#7, A#7, D#7


Acorde 4: Db6/9

Outros formatos…


Acorde 5: D7(b13)

Outros formatos…


Acorde 6: C(#9)

Outros formatos…


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