Exercício de Campo Harmônico – Acordes
Olá Pessoal, vamos montar todos os acordes possíveis do campo harmônico de Dó maior? Vamos seguir o seguinte cronograma:
- Iniciaremos com os acordes de 3 notas, depois 4, 5, 6 e 7 notas.
- Listaremos todas as combinações possíveis e depois eliminaremos as redundâncias.
- Vamos cifrar cada um dos acordes usando cada uma das notas da formação como tônica.
- Eliminaremos os acordes não usados ou onde a enarmonia não se justifica.
- Montaremos uma tabela definitiva dos acordes e arpejos do campo harmônico para qualquer tônica.
Para cifrar vamos seguir algumas regras:
- Quando o acorde tiver terça não usaremos segunda ou quarta, elas serão cifradas como 9 e 11.
- A quinta justa não precisa aparecer na formação do acorde.
- Os acordes serão cifrados sem inversão (troca de baixo).
- Quando o acorde tiver sétima cifraremos a sexta como décima terceira.
- As notas de tensão ( acima de 8 ) serão colocadas entre parênteses.
Segue abaixo a primeira tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Dó. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes. Qual a cifra para cada um dos acordes?
Acorde 1: CDE
Usando o C como tônica: CDE
Cifra: C9 – Como a quinta justa não altera a função do acorde, foi desconsiderada na denominação. De qualquer maneira o primeiro harmônico da série harmônica é da quinta justa, então a nota Sol aparece como harmônico da tônica Dó. A nota Ré foi colocada como nona pois temos a terça no acorde.
Usando o D como tônica: DEC
Cifra: D72 – Como na cifra anterior, a quinta justa foi desconsiderada e aparece como primeiro harmônico de D. A melhor forma de cifrar o 72 é colocar o número 7 em cima do número 2, ou escrever D7/2.
Usando o E como tônica: ECD
Cifra: E7(b13/omit3) – A símbolo omit é uma abreviação usada em cifra para a palavra omitir, ou seja, retirar da formação do acorde a nota indicada. Normalmente é colocada entre parênteses. Como esse acorde tem sétima optei cifrar a sexta menor como b13, também colocada entre parênteses. Na prática esse tipo de acorde não é utilizado pois pode ser facilmente encarado de forma enarmônica como nas opções anteriores, C9 ou D72.
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Acorde 2: CDF
Usando o C como tônica: CDF
Cifra: C4(9) ou C2(11). Usando um intervalo como suspensão, o outro é cifrado como tensão. De qualquer maneira poderia ser cifrado como C2/4 ou Csus. Esse tipo de cifra geralmente não é utilizada pois podemos encarar o acorde como um Dm7.
Usando o D como tônica: DFC
Cifra: Dm7
Usando o F como tônica: FCD
Cifra: F6(omit3) – também pode ser cifrado F6(no3) onde no é não (sem) em inglês.
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Acorde 3: CDG
Usando o C como tônica: CDG
Cifra: C2
Usando o D como tônica: DGC
Cifra: D74
Usando o G como tônica: GCD
Cifra: G4
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Acorde 4: CDA
Usando o C como tônica: CDA
Cifra: C6/2. Esse acorde também poderia ser cifrado como C2(13) encarando a nota Lá como uma nota de tensão acrescentada.
Usando o D como tônica: DAC
Cifra: D7(omit3) ou ainda D7(no3)
Usando o A como tônica: ACD
Cifra: Am(11)
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Acorde 5: CDB
Usando o C como tônica: CDB
Cifra: C7M/2
Usando o D como tônica: DBC
Cifra: D7(13/omit3)
Usando o B como tônica: BDC
Cifra: Bm(b9)
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Acorde 6: CEF
Usando o C como tônica: CEF
Cifra: C(11)
Usando o E como tônica: EFC
Cifra: E(b2/b6/omit3). Pode ser encarado como um acorde alterado sem a terça: Ealt(omit3).
Usando o F como tônica: FCE
Cifra: F7M(omit3)
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Acorde 7: CEG
Usando o C como tônica: CEG
Cifra: C
Usando o E como tônica: EGC
Cifra: Em(b6) ou ainda Em(#5)
Usando o G como tônica: GCE
Cifra: G6/4
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Acorde 8: CEA
Usando o C como tônica: CEA
Cifra: C6
Usando o E como tônica: EAC
Cifra: E4(#5) ou E4(b6)
Usando o A como tônica: ACE
Cifra: Am
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Acorde 9: CEB
Usando o C como tônica: CEB
Cifra: C7M
Usando o E como tônica: EBC
Cifra: E(b6/omit3)
Usando o B como tônica: BCE
Cifra: B4(b9)
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Acorde 10: CFG
Usando o C como tônica: CFG
Cifra: C4
Usando o F como tônica: FGC
Cifra: F2
Usando o G como tônica: GCF
Cifra: G7/4
Essa é uma característica interessante dos acordes suspensos, na maioria das vezes as inversões também geram acordes suspensos. Acorde com quarta vira acorde com segunda, acorde com segunda vira acorde com quarta, etc…
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Acorde 11: CFA
Usando o C como tônica: CFA
Cifra: C6/4
Usando o F como tônica: FAC
Cifra: F
Usando o A como tônica: ACF
Cifra: Am(b6) ou Am(#5)
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Acorde 12: CFB
Usando o C como tônica: CFB
Cifra: C7M(4)
Usando o F como tônica: FBC
Cifra: F(#11/omit3)
Usando o B como tônica: BCF
Cifra: B(b5/b9/omit3)
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Acorde 13: CGA
Usando o C como tônica: CGA
Cifra: C6(omit3)
Usando o G como tônica: GAC
Cifra: G4(9)
Usando o A como tônica: ACG
Cifra: Am7
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Acorde 14: CGB
Usando o C como tônica: CGB
Cifra: C7M(omit3)
Usando o G como tônica: GBC
Cifra: G(11)
Usando o B como tônica: BCG
Cifra: B(b9/b13/omit3)
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Acorde 15: CAB
Usando o C como tônica: CAB
Cifra: C7M(13/omit3)
Usando o A como tônica: ABC
Cifra: Am9
Usando o B como tônica: BCA
Cifra: B7(b9/omit3)
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Segue abaixo a segunda tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Ré. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes.
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Acorde 1: DEF
Usando o D como tônica: DEF
Cifra: Dm9
Usando o E como tônica: EFD
Cifra: E7(b9/omit3). As suspensões são caracterizadas pela retirada da terça e inclusão como nota de suspensão a segunda maior ou quarta justa. Nesse caso a segunda menor entra como nota de tensão, por isso é interessante colocá-la como nona (b9) e inserir o omit3.
Usando o F como tônica: FDE
Cifra: F7M(13/omit3). Nessa cifra estamos dando prioridade para a sétima pois pensamos primeiro nas estruturas elementares de tríade ou tétrade. Também é aceito cifrar como F7M(6/omit3).
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Acorde 2: DEG
Usando o D como tônica: DEG
Cifra: D2(11) ou D4(9)
Usando o E como tônica: EGD
Cifra: Em7
Usando o G como tônica: GDE
Cifra: G6(omit3)
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Acorde 3: DEA
Usando o D como tônica: DEA
Cifra: D2
Usando o E como tônica: EAD
Cifra: E7/4
Usando o A como tônica: ADE
Cifra: A4
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Acorde 4: DEB
Usando o D como tônica: DEB
Cifra: D2(13) ou D6/2
Usando o E como tônica: EBD
Cifra: E7(omit3)
Usando o B como tônica: BDE
Cifra: Bm(11/omit5). Nesse caso é melhor colocar o omit5 pois esse acorde é o sétimo grau do campo harmônico onde a quinta é diminuta. Então coloca-se o omit5 como forma de evitar a colocação da quinta justa na montagem.
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Acorde 5: DFG
Usando o D como tônica: DFG
Cifra: Dm(11)
Usando o F como tônica: FGD
Cifra: F2(13) ou F6/2
Usando o G como tônica: GDF
Cifra: G7(omit3)
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Acorde 6: DFA
Usando o D como tônica: DFA
Cifra: Dm
Usando o F como tônica: FAD
Cifra: F6
Usando o A como tônica: ADF
Cifra: A4(b13), que também pode ser cifrado como A4(#5) ou A4(b6).
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Acorde 7: DFB
Usando o D como tônica: DFB
Cifra: Dm6
Usando o F como tônica: FBD
Cifra: F6(#11/omit3)
Usando o B como tônica: BDF
Cifra: Bm(b5)
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Acorde 8: DGA
Usando o D como tônica: DGA
Cifra: D4
Usando o G como tônica: GAD
Cifra: G2
Usando o A como tônica: ADG
Cifra: A7/4
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Acorde 9: DGB
Usando o D como tônica: DGB
Cifra: D4(13) ou D6/4
Usando o G como tônica: GBD
Cifra: G
Usando o B como tônica: BDG
Cifra: Bm(b6) ou Bm(#5)
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Acorde 10: DAB
Usando o D como tônica: DAB
Cifra: D6(omit3)
Usando o A como tônica: ABD
Cifra: A2(11) ou A4(9)
Usando o B como tônica: BDA
Cifra: Bm7(omit5). Nesse caso é melhor colocar o omit5 pois esse acorde é o sétimo grau do campo harmônico onde a quinta é diminuta. Então coloca-se o omit5 como forma de evitar a colocação da quinta justa na montagem.
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Segue abaixo a terceira tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Mi. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes.
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Acorde 1: EFG
Usando o E como tônica: EFG
Cifra: Em(b9)
Usando o F como tônica: FGE
Cifra: F7M/2
Usando o G como tônica: GEF
Cifra: G7(13/omit3)
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Acorde 2: EFA
Usando o E como tônica: EFA
Cifra: E4(b9)
Usando o F como tônica: FAE
Cifra: F7M
Usando o A como tônica: AEF
Cifra: A(#5) ou A(b13/omit5)
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Acorde 3: EFB
Usando o E como tônica: EFB
Cifra: E(b9/omit3)
Usando o F como tônica: FBE
Cifra: F7M(#11/omit3)
Usando o B como tônica: BEF
Cifra: B4(b5)
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Acorde 4: EGA
Usando o E como tônica: EGA
Cifra: Em(11)
Usando o G como tônica: GAE
Cifra: G2(13) ou G6/2
Usando o A como tônica: AEG
Cifra: A7(omit3)
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Acorde 5: EGB
Usando o E como tônica: EGB
Cifra: Em
Usando o G como tônica: GBE
Cifra: G6
Usando o B como tônica: BEG
Cifra: B4(#5). Nesse caso ao invés de cifrar b6 ou b13 usamos o #5 como forma de eliminar a possibilidade de colocar a quinta justa na montagem do acorde já que o B é sétimo grau do campo harmônico, onde a quinta é diminuta. Poderia ser cifrado como B4(b6/omit5).
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Acorde 6: EAB
Usando o E como tônica: EAB
Cifra: E4
Usando o A como tônica: ABE
Cifra: A2
Usando o B como tônica: BEA
Cifra: B7/4
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Segue abaixo a quarta tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Fá. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes. Qual as cifras para cada um dos acordes?
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Acorde 1: FGA
Usando o F como tônica: FGA
Cifra: F9
Usando o G como tônica: GAF
Cifra: G7/2
Usando o A como tônica: AFG
Cifra: A7(#5/omit3) ou A7(b13/omit3)
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Acorde 2: FGB
Usando o F como tônica: FGB
Cifra: F2(#11)
Usando o G como tônica: GBF
Cifra: G7
Usando o B como tônica: BFG
Cifra: B(b5/b13/omit3)
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Acorde 3: FAB
Usando o F como tônica: FAB
Cifra: F(#11)
Usando o A como tônica: ABF
Cifra: A2(#5), A2(b6) ou A2(b13)
Usando o B como tônica: BFA
Cifra: B7(b5/omit3)
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Segue abaixo a quinta tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Sol. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes.
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Acorde 1: GAB
Usando o G como tônica: GAB
Cifra: G(9)
Usando o A como tônica: ABG
Cifra: A7/2
Usando o B como tônica: BGA
Cifra: B7(#5/omit3) ou B7(b6/omit3/omit5)
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Segue abaixo a sexta tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Lá. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes.
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Segue abaixo a sétima tabela com os acordes de 3 notas que usam a nota Si. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes.
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Acordes com 4 notas
Segue abaixo a primeira tabela com os acordes de 4 notas que usam a nota Dó. Em vermelho estão selecionados os acordes redundantes. Qual a cifra para cada um dos acordes?
Usando o C como tônica: CDEF
Cifra: C(9/11). Como a nona (9) e a décima primeira (11) são notas de tensão, são escritas dentro dos parênteses, mas é comum encontrar uma variação onde a nona é encontrada ao lado do nome do acorde, geralmente quando não existe a sétima – C9(11). A tensão 11 sobre o acorde de primeiro grau não é utilizada pois o conflito entre a nota F e a nota E, terça do acorde, confunde a sua função harmônica. Nos casos onde a nota C é claramente a tônica do acorde esse formato é descartado, nas inversões abaixo ele poderá ser utilizado.
Usando o D como tônica: DEFC
Cifra: Dm7(9). Temos aqui o conflito entre as notas E e F, mas como a tônica do acorde é D, o que caracteriza o segundo grau, a tensão é aceita e o acorde utilizado.
Usando o E como tônica: EFCD
Cifra: E7(b9/b13/omit3). As suspensões usam segunda maior (2). Nessa formação a segunda é menor (meio tom), então é cifrada como uma nota de tensão. Por isso devemos destacar a ausência da terça do acorde com o uso de omit 3.
Usando o F como tônica: FCDE
Cifra: F7M(13/omit3).
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