Perguntas sobre Improvisação
Abaixo você encontra todas as perguntas relacionadas com improvisação postadas no grupo do Facebook “Dúvidas de Guitarra e Violão”. Para ler as respostas e comentários clique no link logo abaixo de cada pergunta.
Pergunta 1→ Rafael Cândido
Estava vendo, algum tempo atrás, algumas vídeo-aulas sobre soluções em modos gregos e me deparei com os seguintes termos: “Perfil Melódico (Tríades)” e “Perfil Harmônico”. O que seriam cada um deles e como utilizá-los na aplicação dos modos?
Uma outra coisa que também tive dúvida foi com relação a cadência característica de cada modo: existe um modo específico de utilizá-la?
E finalizando, como empregar os arpejos e as tétrades em cada modo?
Pergunta 2→ Uendel Santos
Alguém tem uma apostilia sobre tríade em 4 regiões e sua aplicação?
Pergunta 3→ Bruno Lara
Em cima do A7sus 4(b9) ou simplesmente A Frígio, o que além da escala Frígia vocês acham que soaria bem?
Pergunta 4→ Leonam Marques
Dicas de como achar a nota alvo mais rápido?
Pergunta 5→ Caio Ferreira
O meu problema é que eu conheço as escalas diatônicas e os seus shapes, um pouco de harmonização e sei também como são montados os acordes de tríade, tétrade, com notas acrescentadas e inversões de baixo e também um pouco sobre intervalos, mas não sei como usar nada, eu até tento mas o resultado não me agrada muito.
Pergunta 6→ Felipe Coelho
Existem dois acordes diminutos que sempre aparecem em centenas de canções mundo a fora, porém onde a escala diminuta não funciona perfeitamente bem. Progressão 1 é: quarto grau, quarto sustenido diminuto e primeiro grau com baixo na quinta (presente em quase todos os chorinhos). E progressão 2: terceiro grau (menor7), terceiro bemol diminuto, indo pra segundo grau (menor7). Ex: “Eu sei que vou te amar” – Tom Jobim.
Progressão 1: IV7M – #IVo – I/5 (primeiro grau baixo na quinta) e…
Progressão 2: IIIm7 – bIIIo – II7
Alguém tem uma idéia de como tratar esses dois casos de diminutos, que são provavelmente as aparições mais comuns do mesmo?
Dica 1 – não é com a escala diminuta pura.
Dica 2 – cada um dos casos recebe um tratamento diferente.
Dica 3 – Modo “Harmônica Maior”.
Pergunta 7→ Bruno Abreu
Olá Denis, na sua aula (site) sobre “Aplicação Modal das Pentatônicas m7, m6 e M7”, há um exemplo das pentatônicas que poderiam ser usadas no acorde de C maior, mas como eu faria para descobrir as pentatônicas usadas em acordes menores e acordes com sétima menor?
Pergunta 8→ Jonathan Silveira Cirqueira
Poderiam me passar algumas escalas pra improviso em diversas tonalidades por favor?
Pergunta 9→ Rafael Áquila
Eu estava estudando uns licks de Blues e percebi que utilizam muito a mistura da penta maior com a menor paralela para deixar mais “azedo” digamos assim. Lick em A7, usando a penta de Am e A maior, qual a relação entre elas?
Pergunta 10→ Felipe Queiroz
Queria saber sobre as possibilidades de improvisação sobre os acordes dissonantes?
Pergunta 11→ Ilson Gomes
Como criar uma melodia dentro de uma progressão (atonal) como esta abaixo?
Eb7(9) – Db7(9) – C7(9) – Bb7(9) e G#m7 – Gm7 – F#7 – Fm7
Pergunta 12→ Jonathan Silveira Cirqueira
Alguma matéria sobre modos Gregos?
Pergunta 13→ Guilherme Henrique
Tenho um backing track de blues em G, qual é a escala certa para o improviso, G menor ou maior? Ou as duas dão certo?
Pergunta 14→ Wellington Sousa
Preciso de ajuda pra aprender a montar melodias. Como saber a hora certa de usar as escalas menores?
Pergunta 15→ Jonathan Silveira Cirqueira
Posso improvisar sobre acordes usando a penta menor 7? Por exemplo, se está em Dó eu uso a escala de Am, muda para o acorde de Dm uso a escala de Bm?
Pergunta 16→ David Matheus de Almeida
O que eu preciso saber para ter um bom Improviso?
Pergunta 17→ Fernando Reis
Uma coisa que eu acho muito complexa no estudo da guitarra é o seguinte, depois de estudar e decorar as 12 tonalidades, escalas melódicas, harmônicas, tríades, tétrades, escalas diminutas, escalas bebop, etc.. Chega a hora que você vai pegar todos esses ingredientes e criar o teu estilo, mas sério, depois de tanto estudo e ralação, quando vou tocar eu sempre caio na mesma pentatônica! Aquela mesma que tá todo mundo cansado de usar. Sempre tentei achar músicos que usassem elementos mais complexos, mas tem coisas que são impossíveis de tocar, mas mesmo conseguindo tocar, sendo muito difícil de absorver e aplicar depois. Alguém conheceria algum músico mais sofisticado, que seja acessível a quem não tem uma técnica apurada, mas uma teoria até que bacana?
Pergunta 18→ Augusto Ribeiro
Qual(s) escala(s) posso usar na passagem do D#dim nesse blues bem tradicional? Alguma dica?
/ A – D – A A7 – D D#dim – A – E – A – E /
Pergunta 19→ Augusto Ribeiro
Olá pessoal, queria algumas dicas de escalas e/ou modos para improvisação nessas harmonias jazzisticas:
1 – Gm – D7b9 – Gm7 – C7 – FM7 – FMaj7 (tom F)
2 – Eb – Cm7 – Fm – FmMaj7 – Fm7 – Bb7
3 – Fm7 – Bb7b9 – Ebmaj7 – Fm7 – Gm7 – C7 (tom Eb)
4 – G6 9 – Em7 – Em7 – Am7 – D7+ – Gmaj7 – Gmaj7 (tom G)
Pergunta 20→ Mateus Sader
Alguém poderia me explicar o conceito por trás dessa videoaula (LINK DO YOUTUBE) ? Pelo que entendi ele faz um cromatismo nas notas do arpejo de Am7, tocando as notas meio tom acima e meio tom abaixo. Pode fazer isso? Serve para qualquer arpejo da escala maior?
Pergunta 21→ David Matheus de Almeida
Quais são as melhores escalas para improvisar no rock? Por exemplo, numa base de rock Em-D-C, quais são as escalas que podem dar um brilho a mais na improvisação?
Pergunta 22→ Diogo Argentina
Eu estou com uma dúvida para improvisar. A função da guitarra é preencher os espaços, é isso? Poderiam me dar umas dicas?
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