Música – Coisas importantes para saber e dominar
O entendimento de todos os processos que definem e formam a teoria da música é sem dúvida um aspecto crucial do estudo. Ele possibilita a independência através do pensar musical trazendo a rediscussão dos temas e dos conceitos. Agora, entender o mecanismo por si só não garante o bom desempenho no instrumento, para isso é preciso conquistar uma boa fluidez do conhecimento fazendo uma tradução eficiente da teoria para a prática, da cabeça para os dedos.
Nessa página vou aos poucos adicionando pequenos exercícios e macetes para aumentar a eficiência da aplicação teorica e garantir um suporte sólido que sustente todos os tópicos do estudo de guitarra.
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Exercício 1: Saiba as notas da escala de Dó maior de trás para frente.
C D E F G A B C
Ao contrário: C B A G F E D C
Motivos:
- Ao improvisar você terá o controle das notas que está tocando possibilitando enfatizá-las de forma correta para uma boa formação do fraseado.
- Possibilita a inserção de tensões e ornamentos em acordes e arpejos.
- É fundamental para uma leitura eficiente de partitura.
- A escala invertida descreve as sétimas de cada tônica musical.
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Macete 1: Você pode aproximar harmonicamente um acorde maior com 2 outros acordes maiores localizados 1 e 2 tons abaixo. Esses acordes fazem parte dos “Acordes de Empréstimo Modal” e tem função subdominante.
Exemplo:
Ab→ Bb→ C
Cadência de exemplo em Dó maior:
C | Dm7 | Ab | Bb | C
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Exercício 2: Conheça as terças de cada uma das notas da escala de Dó maior.
Ascendente→ C E G B D F A C
Descendente→ C A F D B G E C
Memorize a sequência e aprenda a verbalizar partindo de qualquer uma das notas.
Motivos:
- Saber a estrutura de montagem de qualquer acorde.
- Saber a estrutura de montagem de qualquer arpejo no formato ascendente ou descendente.
- Conseguir construir o contraponto no arranjo de guitarras em terça.
- Desmembrar uma escala como sobreposição de arpejos. Exemplo→ A escala de Dó maior poderá ser analisada como a soma dos arpejos de C7M + Dm7.
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Macete 2: Saiba a posição do trítono dentro da escala maior e como resolvê-lo.
Exemplo em Dó maior (trítono→ F e B)…
F→E | B→C
Dessa forma é possível criar o “balanço tonal” na elaboração da melodia trabalhando o contraste entre a tensão do trítono e da sua resolução.
Na aplicação modal a resolução do trítono alivia a tensão das notas características criando um bom movimento melódico sem perder a intenção.
Jônico, Frígio, Mixolídio, Aeólio e Lócrio usam como característica a nota Fá (quarta da escala). São os mesmos graus dos acordes tônicos e dominantes.
Dórico e Lídio usam como característica a nota Si (sétima da escala). São os mesmos graus dos acordes subdominantes.
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Exercício 3: Saiba verbalizar todos os intervalos a partir de uma tônica, tanto na forma ascendente quanto descendente.
Quartas ascendentes→ C F B E A D G C
Quartas descendentes→ equivale ao de quintas ascendentes (inversão de intervalos)
Quintas ascendentes→ C G D A E B F C
Quintas descendentes→ equivale a quartas ascendentes (inversão de intervalos)
Sextas ascendentes→ C A F D B G E C
Sextas descendentes→ equivale a terças ascendentes (inversão de intervalos)
Motivos:
- Para arranjos de contraponto com intervalos diferentes da sobreposição em terças.
- Quartas→ Para a visualização de harmonias e arpejos em quarta.
- Quintas→ Para o domínio do Ciclo de Quintas (tonalidades, modulações, preparações).
- Sextas→ O contraponto de sexta tem aplicação semelhante ao contraponto em terças. Conhecimento das relativas menores.
- Domínio das tensões dos acordes.
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Macete 3: Para substituir um acorde dominante (T7).
Na sua terça use os acordes do tipo: Tm7(b5) | To
Na sua quinta use os acordes do tipo: Tm6 | To
Exemplo: Substituir o acorde de G7 (G B D F)
Terça→ Nota B→ Acordes de Bm7(b5) e Bo.
Quinta→ Nota D→ Acordes de Dm6 e Do.
E todos esses 3 tons acima…
- G7 + 3 tons = Db7
- Bm7(b5) + 3 tons = Fm7(b5)
- Bo + 3 tons = Fo
- Dm6 + 3 tons = Abm6
- Do + 3 tons = Abo
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Exercício 4: Saiba o Ciclo das Quintas.
C→ G→ D→ A→ E→ B ou Cb→ F# ou Gb→ C# ou Db→ Ab→ Eb→ Bb→ F→ C
Motivos:
- Uma escala pentatônica m7 será sempre 5 quintas seguidas do ciclo.
- Uma escala maior será sempre 7 quintas seguidas do ciclo.
- As escalas maiores ganham alteração na mesma sequência do ciclo. Escala de C→ sem alteração. Escala de G→ 1 sustenido. Escala de D→ 2 sustenidos. Escala de A→ 3 sustenidos e assim por diante.
- As soluções modais para improvisar sobre um acorde são 3 escalas seguidas do ciclo. Por exemplo: Acorde de C. Escala de F (Mixolídio), escala de C (Jônico) e escala de G (Lídio).
- As escalas proximas no ciclo também são modulações proximas, fáceis de serem realizadas.
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Macete 4: Saiba a relação de proximidade entre os acordes, facilita a montagem e o domínio do braço da guitarra.
Formato do tipo T7 basta subir a tônica ½ tom para obter o formato To.
Ex: C7, mova a tônica Dó para Dó# e mantenha as outras notas fixas, o acorde muda para C#o.
Formato do tipo T7M basta subir a tônica ½ tom para obter o formato Tm7(b5).
Ex: C7M, mova a tônica Dó para Dó# e mantenha as outras notas fixas, o acorde muda para C#m7(b5).
Formato do tipo Tm7 basta descer a tônica ½ tom para obter o formato T7M(#5).
Ex: Cm7, mova a tônica Dó para Si e mantenha as outras notas fixas, o acorde muda para B7M(#5).
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Exercício 5: Saiba a ordem do aparecimento das alterações nas escalas maiores.
Sustenidos (em quintas) → F# – C# – G# – D# – A# – E# – B#
Bemóis (em quartas) → Bb – Eb – Ab – Db – Gb – Cb – Fb
C maior – sem alteração
G e F maior – 1 alteração. Em G maior o Fá é sustenido (F#). Em F maior o Si é bemól (Bb).
D e Bb maior – 2 alterações. (D maior – F# e C# | Bb maior – Bb e Eb).
E assim por diante.
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Macete 5: Relação de proximidade entre acordes.
C7 movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ C#o
C7M movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ C#m7(b5)
Cm7 movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ Eb7 (tônica na terça de Cm7).
C7M(#5) movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ C#m7
Cm7(b5) movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ Ebm7 (tônica na terça de Cm7(b5)).
O mesmo pode ser aplicado para os outros intervalos do acorde (terça, quinta e sétima). Essas relações também podem ser invertidas.
Exemplo:
C#o movendo apenas a tônica ½ tom para baixo→ C7
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Exercício 6: O trítono pode ser resolvido tanto na forma ascendente quanto descendente.
Exemplo:
Saiba então a tônica dos acordes de resolução.
Motivos:
- Dessa forma você saberá resolver os trítonos presentes nos encadeamentos harmônicos.
- Poderá encontrar opções diferentes nas resoluções das cadências (substituições).
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Macete 6: Saiba a relação de proximidade entre as escalas musicais.
- A escala menor melódica tem as mesmas notas da escala maior com a terça ½ tom abaixo.
Ex: C Maior→ C D E F G A B
Reduzindo a terça ½ tom→ C D Eb F G A B = C menor melódica.
- A escala alterada tem as mesmas notas da escala maior com a tônica ½ tom acima.
Ex: C Maior→ C D E F G A B
Aumentando a tônica ½ tom→ C# D E F G A B = C# alterada.
- A escala maior harmônica tem as mesmas notas da escala maior com a sexta ½ tom abaixo.
Ex: C Maior→ C D E F G A B
Reduzindo a sexta ½ tom→ C D E F G Ab B = C maior harmônica.
Procure esses tipos de relações com todas as escalas.
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Exercício 7: Saiba as notas características de cada modo grego.
Motivos:
- Através das notas características a intenção modal é construída.
- É possível identificar a relação de proximidade de cada modo com a escala de referência.
- Ajuda a escolher o melhor modo para improvisar sobre um determinado acorde.
- Possibilita a construção de harmonias modais.
- Possibilita a construção de riffs modais.
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Macete 7: Quando deslocamos uma escala ½ tom para baixo ou para cima deslocamos os acidentes da mesma forma.
½ tom para baixo→ dobrado sustenido vira sustenido, sustenido vira natural, natural vira bemól e bemól vira dobrado bemól.
½ tom para cima→ dobrado bemól vira bemól, bemól vira natural, natural vira sustenido e sustenido vira dobrado sustenido.
Observe em Dó maior:
C Maior→ C D E F G A B
Cb Maior→ Cb Db Eb Fb Gb Ab Bb
C# Maior→ C# D# E# F# G# A# B#
Dessa forma você consegue achar rapidamente qualquer escala, veja os exemplos:
1 – Sabendo a escala de G maior (G A B C D E F#), qual é a escala de Gb maior?
Gb maior terá as mesmas notas com a redução das alterações. As naturais viram bemól e o sustenido vira natural→ Gb Ab Bb Cb Db Eb F.
2 – Sabendo a escala de F maior (F G A Bb C D E), qual é a escala de F# maior?
F# maior terá as mesmas notas com a ampliação das alterações. As naturais viram sustenido e o bemól vira natural→ F# G# A# B C# D# E#.
Você também pode pensar de forma enarmônica, veja abaixo:
1 – Qual é a escala de F# maior?
Como a escala de F# maior é enarmônica (mesma nota) da escala de Gb maior, ela terá as mesmas notas. Sabendo que a escala de G maior é: G A B C D E F#, a escala de Gb será: Gb Ab Bb Cb Db Eb F. Para achar as notas de F# maior basta então pensar de forma enarmônica: F# G# A# B C# D# E#.
Observe abaixo a relação entre os acidentes das escalas maiores:
Essa lógica se aplica para qualquer escala, independente da sua origem.
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Exercício 8: Saiba dividir o tempo em 1, 2, 3 e 4 partes e estude todas as combinações possíveis dentro dessas divisões incluindo pausas e soma de notas (células rítmicas).
Motivos:
- Poder controlar e conseguir executar com perfeição o rítmo de uma música.
- Ter um vocabulário rítmico rico para compor e improvisar.
- Aumentar a precisão rítmica para tocar em sincronia com outros músicos.
Observe as divisões no quadro abaixo (semínima como unidade de tempo). Cada célula rítmica é analisada ao lado de forma númerica, as pausas são representadas por _ e a soma das notas por um ligado.
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Macete 8: Compatibilidade entre notas e acordes.
Quais acordes do tipo T7M funcionam com a nota Dó?
A nota Dó pode fazer parte da estrutura do acorde ou ser uma tensão compatível posicionada 1 tom acima das notas do acorde. Então a nota Dó será…
- Tônica do acorde de C7M.
- Terça maior do acorde de Ab7M.
- Quinta justa do acorde de F7M.
- Sétima maior do acorde de Db7M
Ou como tensão compatível…
- Nona maior do acorde de Bb7M(9).
- Décima primeira aumentada do acorde de Gb7M(#11).
- Décima terceira maior do acorde de Eb7M(13).
Então a nota Dó funcionará bem com os acordes T7M com tônicas em:
C Db Eb F Gb Ab Bb
As soluções formam a escala de C Lócrio, então a mesma lógica pode ser aplicada para outra nota.
Por exemplo:
Quais acordes do tipo T7M funcionam com a nota Sol?
Pense em G Lócrio: G Ab Bb C Db Eb F
Então os acordes serão: G7M | Ab7M | Bb7M | C7M | Db7M | Eb7M | F7M
Observe no quadro abaixo os macetes utilizando outras funções de acordes:
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Exercício 9: Treine seu ouvido para identificar cada um dos intervalos musicais. Existem várias maneiras para memorizar o som de cada um, procure um método que seja natural e dedique tempo para estudá-lo.
Motivos:
- Conseguir aprimorar o ouvido para transcrever melodias.
- Conseguir aprimorar o ouvido para transcrever harmonias.
- Identificar as intenções modais.
- Identificar a relação entre as notas da melodia e a harmonia.
- Compreender a construção de uma melodia usando o ouvido.
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Macete 9: As soluções modais para um acorde podem ser encontradas nos intervalos ao redor da tônica desse acorde.
Por exemplo: Acorde de C
Podemos usar sobre esse acorde as escalas maiores de…
- C maior→ Jônico
- G maior→ Lídio
- F maior→ Mixolídio
Observe no desenho abaixo essas soluções em torno da tônica do acorde (mesma posição do Jônico):
Exemplo 2: Acorde de Am (relativa menor de C)
Podemos usar sobre esse acorde as escalas maiores de…
- C maior→ Aeólio
- G maior→ Dórico
- F maior→ Frígio
Observe no desenho abaixo essas soluções em torno da tônica do acorde:
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