Reviews de Equipamento
Nessa sessão vou publicando periodicamente reviews dos equipamentos que usei ou uso, seja para gravar, ensaiar ou tocar ao vivo.
____________________________________________________________________________________
Vox Lil’ Night Train
TIPO: Amplificador (2w) com 3 válvulas
Preamp com 2 válvulas 12AX7
Amplificação com 1 válvula 12AU7
Caixa 1 X 10
REGULAGENS: Gain, chave Bright/Tick, Treble, Bass, Volume, ON/OFF, saída p2 para gravação em linha.
CARACTERÍSTICA DO TIMBRE: Som limpo aberto, o drive é muito amplo, vai de um drive de blues até uma saturação com corpo metal.
APLICAÇÃO: Pequenos ensaios e shows e principalmente para gravação.
COMENTÁRIOS: Quando usado na opção bright os agudos ganham um boost e o amp entrega um sinal puro de válvula, com bons médios. Na posição Thick a distorção ganha corpo e uma boa presença de grave e o equalizador é desligado, ideal para tocar hard e até mesmo metal tradicional. A saída de linha soa um pouco aguda mas funciona muito bem para as regulagens com guitarra limpa. É um amplificador com timbre excelente, muito leve e fácil de ser transportado. Pode ser usado para pequenos shows sem microfonação ou em shows de médio porte com ajuda de retorno. Apesar de ter apenas 2w o pequeno amp fala alto e satura de forma muito harmoniosa e estruturada quando usado proximo do pico de volume.
Clique aqui para visitar o site do fabricante.
__________________________________________________________________________________
Orange TH30
TIPO: Amplificador combo (30w) com 9 válvulas
4 válvulas 12AX7 no pré
4 válvulas EL84 no power
1 válvula 12AT7 no loop
REGULAGENS:
Canal Clean – Volume, Bass, Treble
Canal Drive – Volume, Shape, Gain
Chave seletora Clean-Drive, Chave half ou full power, ON-OFF, seleção de válvulas, loop valvulado, falante G12H.
CARACTERÍSTICA DO TIMBRE: tem timbre típico dos amps orange com um drive equilibrado e um bom sustain. É um amp que distorce cedo, ideal para hard e sons mais pesados. Seu drive facilmente chega numa saturação mais metal. Som totalmente limpo somente até 50% do volume de saída, depois ele adiciona um crunch. Pode funcionar em 7,5w, 15w ou 30w trazendo uma gama maior de timbres.
APLICAÇÃO: Ensaios e shows de médio porte e gravação.
COMENTÁRIOS: É um amplificador que já usei em diferentes condições, desde pequenas salas de ensaio, shows em ambientes médios ou ao ar livre e sempre desempenhou muito bem. Dificilmente perde o sustain e é sempre fácil para tocar. Mesmo ao ar livre não ficou estridente e tem um bom corpo grave.
Clique aqui para visitar o site do fabricante.
__________________________________________________________________________________
Ibanez Tube Screamer TS808
TIPO: Pedal de distorção
REGULAGENS: Overdrive (gain), Tone, Volume
CARACTERÍSTICA DO TIMBRE: Tem um drive aberto com bastante médios. A saturação é intermediária, vai de um blues leve até um metal tradicional e tem bastante sustain.
APLICAÇÃO: Pode ser usado de várias maneiras…
1 – Como pedal de distorção, ideal se você não precisa de um drive muito high-gain. Pode ser timbrado desde um crunch leve para blues e funk, um overdrive para rock ou solos com expressão ou uma distorção mais carregada para hard rock.
2 – Como pedal de distorção somado a distorção do amplificador ou somado a saturação das válvulas de amplificação ligado antes do input do amplificador. Dessa forma ele empurra o ganho geral, ganha bastante sustain e harmônicos.
3 – Como boost para solos. Nesse caso recomendo usar o pedal no loop de efeitos. Fica ideal para solos pois satura bastante e entrega muito sustain.
COMENTÁRIOS: Sem dúvida é um pedal de distorção com um timbre único e bonito. Tem muita versatilidade e parece resolver qualquer tipo de deficiência no timbre, seja fornecendo mais drive, harmônicos, sustain ou brilho.
Clique aqui para visitar o site do fabricante.
__________________________________________________________________________________
Marshall Valvestate 1 (8080)
TIPO: Amplificador (combo com falante de 12 e 80w)
REGULAGENS:
Canal 1 – Gain, Bass, Middle, Treble e chave Clean X Crunch.
Canal 2 – Gain, Bass, Middle, Treble, Contour, Volume e chave OD1 X OD2.
Volume do Loop (Effects), Reverb e Volume Master.
Saída de linha e footswitch.
CARACTERÍSTICA DO TIMBRE: Esse amplificador foi o maior sucesso de vendas da empresa na década de 90. Tem bastante potência (80w) e uma distorção balanceada com um bom equilíbrio nas frequências médias. Seu sistema é híbrido com uma válvula 12ax7 na pré-amplificação e com amplificação transistorizada.
O som limpo não tem muita estrutura mas o canal distorcido é bastante dinâmico e o timbre pode ir de um crunch blues até um heavy mais tradicional. Para conseguir um som clean com um bom headroom aconselho usar o canal 2 com o volume elevado mas com a chave seletora da guitarra num captador grave e single e seu knob de volume entre 30-50%.
O loop de efeitos permite controlar o volume através do painel frontal do amp e vai de seco até 100% efeito. O reverb é moderado e serve apenas para suavizar os picos estridentes do drive.
O controle de contorno (contour) alivia os médios e acrescenta grave e agudo. Costumo usar muito pouco esse recurso pois gosto do timbre aberto.
APLICAÇÃO: É muito versátil e resistente. Tenho o amp desde 1994 e nunca precisei trocar a válvula que continua soando bem. Troquei o reverb apenas uma vez e tive que consertar a entrada algumas vezes. Considerando que usei o amp de todas as formas possíveis, muitas vezes no seu limite, é de admirar a sua resistência.
Pode ser usado para todo o tipo de aplicação, desde ensaios a shows de grande porte. É um amplificador que mesmo com volume baixo soa bem e responde muito bem as dinâmicas do toque.
COMENTÁRIOS: Não é a toa que é um dos amplificadores mais vendidos da história da Marshall, pois é fácil de manusear e carregar, não precisa ficar esquentando no standby e possui grande versatilidade de timbres. Hoje em dia é possível comprá-lo usado e seu preço é bem baixo. Se estiver em boas condições é uma ótima aquisição.
Clique aqui para visitar o site do fabricante.
Powered by Facebook Comments
Sites
Parcerias