Aulas de Guitarra via Skype English Português

Perguntas sobre Teoria e Harmonia

Abaixo você encontra todas as perguntas relacionadas com teoria e harmonia postadas no grupo do Facebook “Dúvidas de Guitarra e Violão”. Para ler as respostas e comentários clique no link logo abaixo de cada pergunta.


Pergunta 1→ Valdecir Couto

Qual a diferença entre harmonia funcional, tradicional e modal?

Link para a resposta


Pergunta 2→ Diogo Argentina

Como estudar o Campo Harmonico Maior?

Link para a resposta


Pergunta 3→ Valdecir Couto

Estou me batendo na aplicação da Harmonia Funcional. Será que é porque estou acostumado com harmonia simples? Devo aplicar mesmo meu ouvido não aceitando muito bem, ou esse esquema obedece a um estilo determinado?

Link para a resposta


Pergunta 4→ João Paulo

Alguém sabe um bom livro para se aprender a ler partitura?

Link para a resposta


Pergunta 5→ Valdecir Couto

Estava observando um material bem antigo de um amigo, que se intitulava “Exercícios Aprofundados” com as seguintes progressões:

A7M, D#m7, G#7(5+), C#7M(9), Bm7(9), D/E   e outra…

G7M, C7M(9), Bm7, E7(5+), A7M, A9, D/F#, Bm/F, E4(7), E7, Am7, D7(9b).

Como analiso estas progressões, qual o acorde que faz a função subdominante e o dominante? Ou se é analisado de uma forma diferente?

Link para a resposta


Pergunta 6→ Diogo Argentina

Eu gostaria de saber algumas sugestões de cadências harmônicas usando o campo harmônico menor natural e harmônico?

Link para a resposta


Pergunta 7→ Aldo Pinheiro

O que são acordes meio-diminuto?

Link para a resposta


Pergunta 8→ João Paulo

Alguém pode me indicar livros sobre teoria musical, harmonia e partituras? E também algumas partituras fáceis pra eu começar a leitura?

Link para a resposta


Pergunta 9→ João Paulo

Como eu estou aprendendo partitura agora, seria uma boa se eu arquivasse as minhas idéias com videos ou no Tux Guitar? O que acham?

Link para a resposta


Pergunta 10→ Aldo Pinheiro

Estou aprendendo agora a tocar violão. Alguém pode me explicar qual a diferença entre os arpejos de tríade?

Link para a resposta


Pergunta 11→ Péricles Jones

Tenho algumas dúvidas em relação a Chord Melody. Para executar essa técnica é preciso tocar a nota da melodia na voz mais aguda do acorde? Por exemplo: a nota da melodia é um G e o acorde é um C7+.. É “obrigado” a colocar o G na voz mais aguda? E tem alguma diferença nos termos: arranjo para guitarra solo e Chord Melody?

Link para a resposta


Pergunta 12→ Valdecir Couto

Queria saber qual a diferença que define o nome de groove, riff, link?

Link para a resposta


Pergunta 13→ Wagner Dos Santos

Alguém sabe me informar que acordes são esses?

Link para a resposta


Pergunta 14→ Evanildo Do Vale

Eu tava pesquisando sobre Escala Nordestina, gostaria de me aprofundar e começar a estudar a mesma. Queria colocar algumas coisas regionais em algumas músicas que estamos a compor… O que vocês poderiam acrescentar nesse assunto aí?

Link para a resposta


Pergunta 15→ Fabio Concilio

Oi Denis, estou com uma dúvida na sua aula sobre “Escalas Musicais (parte 1)”. Na explicação: “Escala Maior (Diatônica) – Possui 7 notas, são as quintas em sequência do ciclo das quintas de Pitágoras. Observe o exemplo abaixo:

Quintas em sequência: Fá Dó Sol Ré Lá Mi Si…

Colocando em ordem: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó (Escala de C maior)”

O que eu entendi é, se eu pegar a sequência das quintas de Dó (Dó Sol Ré Lá Mi), eu não vou ter Fá e Mi. E se eu seguir a sequência o Fá é Fá#. Como surgiu a 6º e 7º nota para formar a escala?

Link para a resposta


Pergunta 16→ Angelo Cortesi

Eu conheco apenas uma aplicação para o sus4, pois vejo que ele é sempre bem vindo quando precedido do dominante: Asus4| A7. Existe alguma outra aplicação para o acorde sus interessante assim?

Link para a resposta


Pergunta 17→ Jose Raimundo Tuela

Eu gostaria muito que me dessem uma dica sobre como formar acordes com sétima, por exemplo, C7?

Link para a resposta


Pergunta 18→ Luiz Felipe

Eu tô aprendendo a tocar agora, queria saber como eu formo uma escala?

Link para a resposta


Pergunta 19→ João Bosco Jr.

Gostaria de propor um estudo do grande tema SPAIN do Chick Corea. O que vocês acham de explicar a harmonia do mesmo, suas funções, quais escalas usar, etc? Poderíamos até, depois de estudarmos-a, postar nossos improvisos.

Link para a resposta


Pergunta 20→ Eldsen Duarte Vieira

Estou iniciando meus estudos via net através de vídeo-aulas e coisas do tipo e estou comecando os estudos de intervalos. Até a parte dos intervalos simples eu consegui entender um pouco, a dúvida está em intervalos compostos e suas variações, ex: nona menor, decima primeira , decima terceira aumentada e por aí vai. Eu não estou conseguindo entender como achar esses intervalos, queria saber se tem alguma dica ou modo?

Link para a resposta


Pergunta 21→ Luiz Oliveira

Quando quero escrever um acorde com baixo invertido (como dó com baixo em ré) eu escrevo C/D ou C9/D?

Link para a resposta


Pergunta 22→ Jorge Gameiro

Sabem se existe algum livro bom sobre teoria musical…mais virado para aplicação na guitarra?

Link para a resposta


Pergunta 23→ Aldo Pinheiro

O que são tríades abertas?

Link para a resposta


Pergunta 24→ Jonathan Silveira Cirqueira

Campo Harmônico? Alguma matéria?

Link para a resposta


Pergunta 25→ Rafael Áquila

Como funcionam as extenções dos acordes do Campo Harmônico Maior?

Link para a resposta


Pergunta 26→ Rafael Áquila

Eu tenho dúvidas de como estudar harmonia (tríades, tétrades, campo harmônico, etc). Tudo que eu aprendo está em dó geralmente, como estudar em todas as tonalidades sem ser cansativo?

Link para a resposta


Pergunta 27→ Felipe Queiroz

Denis, você pode comentar uma idéia sobre mudança de tonalidade na música, como o acorde de 5º grau preparando a tônica (G7→ C)? Quais as outras maneiras de preparação?

Link para a resposta


Pergunta 28→ Ricardo Violonista Boppré

Nos meus 45 anos de violão e 25 anos dedicados à composição musical, até hoje ainda não consegui estabelecer um critério exato, para saber qual o acorde mais adequado para esta ou aquela passagem musical. Qual a sua concepção a respeito? Como você se orienta nesta questão?

Link para a resposta


Pergunta 29→ Lucas Balduino

Qual é o nome desse dedilhado e dessa batida?

Link para a resposta


Pergunta 30→ Rafael Áquila

Nessa progressão:   G   G7   C7(9)   G

Eu visualizo que está em G maior, mas não entendi a função desse G7 e por que o C7(9) tem a sétima menor (no caso era pra ter a sétima maior – 4º grau do C.H de G)?

Link para a resposta


Pergunta 31→ Vitor Bayard Severo

Infelizmente não encontrei um conteúdo significativo sobre Harmonia Quartal em Português. Vocês poderiam me informar algum material que aborde o tema com clareza? Minha grande dúvida é como aplicar os conceitos da harmonia quartal na harmonia modal, ou até mesmo na harmonia funcional se possível.

Link para a resposta


Pergunta 32→ Marcelo Rubens Oliveira Silva

Estudo guitarra a alguns anos e tive poucas aulas (por vários motivos) e sempre estudei sozinho em casa. Gostaria de uma opinião sobre o livro “Harmonia e Improvisação” do Almir Chediak e que você me indicasse um outro livro pra estudar, obrigado!

Link para a resposta


Pergunta 33→ Rafael Áquila

No campo harmonico de D maior, eu ouço músicas com a seguinte progressão: D – D(5#) – F#7 – Bm7 – Bm7M , e em todos os acordes tem um A# . De onde ele vem, pra que ele está aí? Eu sei que ele é a 7M do Bm harmônico.

Link para a resposta


Pergunta 34→ Luis Carlos N. Rodrigues

Pra que servem os Intervalos?

Link para a resposta


Pergunta 35→ Elder Dencati

Como funciona o lance de duas guitarras fazendo o mesmo solo em outra escala (terça, quinta, etc…)? Um solo na penta de Em, sendo a primeira nota o mesmo E, a outra guitarra teria que começar o outro solo na pentatônica menor de G, sendo a primeira nota G?

Link para a resposta


Pergunta 36→ Guilherme Henrique

O que seria condução de vozes na harmonia, e na melodia?

Link para a resposta


Pergunta 37→ Estevão Amadeu

Como posso aplicar os acordes com nonas, diminutos ou com quartas no violão?

Link para a resposta


Pergunta 38→ Rafael Áquila

Nessa progressão: C7M Dm7 G7… C7M Dm7 G#7 G7 C7M. Não entendi qual seria a função do G#7 nisso. Seria alguma relação por G# ser da relativa menor harmônica ou alguma aproximação?

Link para a resposta


Pergunta 39→ Felipe Queiroz

Poderiam falar um pouco sobre o Dodecafonismo?

Link para a resposta


Pergunta 40→ Raphael Fagundes

Estava vendo as escalas pentatônicas e surgiu uma dúvida. Na imagem (DESENHO) a escala está posicionada em Dm de acordo com o 1º shape, as notas da escala seriam: G-A | C-D | F-G | A-C | D-F | G-A, correto? Mas eu vi em um monte de sites o seguinte: Escala Pentatônica de D menor: D, E, G, A, B. Estou confuso, a escala esta mal posicionada ou os sites estão errados?

Link para a resposta


Pergunta 41→ Raphael Fagundes

Qual a diferença entre as pentatônicas M7, m7 e m6?

Link para a resposta


Pergunta 42→ André Neves

Sou autodidata, e tenho uma série de dúvidas quanto à formação de acorde: a 1ª é quanto aos acordes com sexta, inserir o sexto grau é simples, é só adicioná-lo a tríade, mas como fica a sobreposição de terças? E os acordes de 6(9) como se a 9 é formada com a 7 e a 2(9)?

Link para a resposta


Pergunta 43→ Gamemaster Arena

Acordes Dissonantes, como tocar de ouvido? Sei que o Campo Harmônico é a solução pra quem quer tocar de ouvido, também compreendo o conceito das inversões de baixo, e também da substituição de acordes. Mas o que estou querendo alcançar é algo como usado na Bossa Nova, seria “Acordes de Empréstimo Modal”? Existe algo específico ou trata-se de “misturas” dos campos harmônicos?

Link para a resposta


Pergunta 44→ Denis Takeshi Sakuma

Queria saber o que significa as aulas de contra-ponto e por que certos músicos fazem aulas com certos maestros? Se puderem me indiquem um livro que fale sobre “contra-ponto”.

Link para a resposta


Pergunta 45→ Leonam Marques

Quando eu fizer um acorde menor com nona ela “substitui” a terça em alguns casos?

Link para a resposta


Pergunta 46→ Estevão Amadeu

Eu conheço  4 escalas: maior, menor natural, menor melódica e menor harmônica. Estas duas últimas, como faço para introduzir numa linha da música?

Link para a resposta


Pergunta 47→ Marcio Silva

Tenho uma dúvida muito grande para compor. Eu escolho o modo e sigo aquela tabelinha do campo harmônico maior, mas eu gostaria muito de uma direção na hora de escolher a sequência de acordes e a cadência. Como faço?

Link para a resposta


Pergunta 48→ Estevão Amadeu

O que é um intervalo simples? E intervalo composto?

Link para a resposta


Pergunta 49→ Guilherme Henrique

Gostaria de saber como funciona voicing na guitarra, como criar isso?

Link para a resposta


Pergunta 50→ Davi Ray

Como funciona a progressão de acordes?

Link para a resposta


Pergunta 51→ Juan Nicholas

Alguém poderia me explicar a lógica da repetição de notas quando se monta uma tríade diminuta? Ex: no acorde de Cm(b5), as notas que o compõem são : C – Eb – Gb . Quando o acorde é montado restam cordas, como me orientar quando for necessário fazer este acorde em outra região do braço?

Link para a resposta


Pergunta 52→ Douglas Schutz

Uma dúvida a respeito da pentatônica, essa “blue note” eu devo tocar durante a escala, tocando 3 notas por corda onde ela aparece? Ou eu substituo uma das notas por ela?

Link para a resposta


Pergunta 53→ Daniel Santos

Pessoal, gostaria de saber porquê que a escala de C# por exemplo, chamamos o F de E# e o C de B# ficando 7 sustenidos na escala. Num acorde eu sei a diferença pois muitas vezes diminuimos ou aumentamos o tom da nota e na teoria chamamos um Dó de B#, mas na escala eu não sei porquê chamamos de sustenido, alguém sabe me responder?

Link para a resposta


Pergunta 54→ Murilo Tadeu

Qual é a diferença de RIFF e SOLO?

Link para a resposta


Pergunta 55→ André Neves

Acordes com 11ª incluem ou não a 9ª? Vejo gente dizendo que a 9ª faz parte do acorde e a 13ª teria que ter a 9, 11 e 13 , o que somando a tétrade (T, 3, 5 e 7) é impossível num violão/guitarra comum, daria 7 notas.

Link para a resposta


Pergunta 56→ André Neves

O que são acordes com dois números tipo 7/9 ou 7(9)? O /9 seria inversão?

Link para a resposta


Pergunta 57→ Jr Lobbo

Pessoal, vejam se a idéia tá legal. Dei uma volta pra chegar em Dm7, só que passando em outros mundos. O que vocês acharam? Isso é uma intro em cordas, com essa base aí. Tão legais os acordes ou eu deveria mudar algo?
F11 G6b(9) F6b(9) A7 Dm + Tablatura

Link para a resposta


Pergunta 58→ Leandro Cunha Vedovello

Se em uma melodia eu tiver os acordes de Am e F como eu identifico se o tom é de C, F ou Am?

Link para a resposta


Pergunta 59→ André Neves

Se no sistema brasileiro de cifragem basta a inclusão da 9, 11, 13 para se formar um acorde desse tipo, qual é a diferença entre um acorde com 9 e com 2add, de 11 pra um de 4add e 13 pra um acorde com 6?

Link para a resposta


Pergunta 60→ Davi Ray

Podem me explicar o que é vamp?

Link para a resposta


Pergunta 61→ André Neves

Navegando pela rede vi um site (http://www.musica-e-acordes.com/formar_acordes_1.htm) com uma linguagem de cifra bem diferente, do sistema brasileiro e do sistema americano. Pelo que entendi nesse site os acordes com 11 e 13, levam somente a 7, 4 e 6 respectivamente, o que é bem diferente do sistema brasileiro onde insere-se somente a tensão, e do sistema americano que se coloca todas as notas até a tensão desejada. Esse cara tá viajando? Ou isso existe mesmo em outro sistema de cifragem?

Link para a resposta


Pergunta 62→ Gustavo Camargo

Quais os acordes que são usados em um tom menor? Por exemplo, no tom de C maior os acordes são: C Dm Em F G Am Bm(b5). Quais os acordes em tons menores?

Link para a resposta


Pergunta 63→ José Filipe Alex Alé

Alguém pode me explicar como posso formar os acordes de uma determinada música? Como harmonizar?

Link para a resposta


Pergunta 64→ Paullo Moreira

Eu tô estudando bastante, e procurando bastante sobre escalas. Cada escala que eu encontro é diferente uma da outra, cada um explica de uma forma diferente. Vocês poderiam me explicar como é a escala pentatônica, e os modos gregos? Outra dúvida minha, por exemplo, o primeiro formato da penta de G é o mesmo formato do primeiro desenho no tom de lá?

Link para a resposta


Pergunta 65→ Guilherme Henrique

Tenho uma progressão aqui no tom de A#, ela é assim: A# F D# A# D# G# Gm F# G# A#. Como analisar esse acordes de G# e F# que tão fora do campo harmônico de A#?

Link para a resposta


Pergunta 66→ Carlos Eduardo Kadu

Qual a diferença do acorde Esus9 para o Esus2?

Link para a resposta


Pergunta 67→ Darlan Matheus

O campo da música tonal , a escala (campo harmônico) diatônica é comumente usada em composições de artistas de diversos gêneros musicais, e suas derivações como os modos gregos, escalas simétricas, etc… são amplamente exploradas em aspectos melódicos e até harmônicos. Mas há alguma escala (campo harmônico) que seja muito boa para o aprimoramento das composições e estudos , que não esteja relacionada diretamente as “leis” da diatônica?
Na música modal, por ser muito primitiva, as composições e arranjos são construídos em cima de campos harmônicos que não obedecem a certas “regras” de tonalidade como na tonal. Mas há alguma escala mãe (como a diatônica para a tonal) em que a música oriental é comumente influenciada? Ou as sonoridades de certos estilos da música modal independe de qualquer lógica ou construção teórica?

Link para a resposta


Pergunta 68→ Carlos Eduardo Kadu

Estou com dúvida na formação dos acordes diminutos e aumentados, como faço eles? E o acorde Eº7 tem que acrescentar a 7ª diminuta e uma 7ªmenor?

Link para a resposta


Pergunta 69→ Emanoel Luiz

O intervalo entre as notas E e G, por sua própria natureza, é de terça, correto? E entre o E e o Gb? A distância de apenas um tom não descaracteriza o intervalo de terça?

Link para a resposta


Pergunta 70→ Raphael Fagundes

Em uma progressão de F – G – Am no tom de C eu substituí o F por Dm mas soou meio “estranho”, tá errada essa substituição?

Link para a resposta


Powered by Facebook Comments

Cadastre seu email

Um link de confirmação foi enviado para o seu email