Aulas de Guitarra via Skype English Português

Música – Coisas importantes para saber e dominar

O entendimento de todos os processos que definem e formam a teoria da música é sem dúvida um aspecto crucial do estudo. Ele possibilita a independência através do pensar musical trazendo a rediscussão dos temas e dos conceitos. Agora, entender o mecanismo por si só não garante o bom desempenho no instrumento, para isso é preciso conquistar uma boa fluidez do conhecimento fazendo uma tradução eficiente da teoria para a prática, da cabeça para os dedos.

Nessa página vou aos poucos adicionando pequenos exercícios e macetes para aumentar a eficiência da aplicação teorica e garantir um suporte sólido que sustente todos os tópicos do estudo de guitarra.


__________________________________________________________________________________

Exercício 1: Saiba as notas da escala de Dó maior de trás para frente.

C D E F G A B C

Ao contrário:   C B A G F E D C

Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 1: Você pode aproximar harmonicamente um acorde maior com 2 outros acordes maiores localizados 1 e 2 tons abaixo. Esses acordes fazem parte dos “Acordes de Empréstimo Modal” e tem função subdominante.

Exemplo:

Ab→ Bb→ C

Cadência de exemplo em Dó maior:

C | Dm7 | Ab | Bb | C

__________________________________________________________________________________

Exercício 2: Conheça as terças de cada uma das notas da escala de Dó maior.

Ascendente→ C E G B D F A C

Descendente→ C A F D B G E C

Memorize a sequência e aprenda a verbalizar partindo de qualquer uma das notas.

Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 2: Saiba a posição do trítono dentro da escala maior e como resolvê-lo.

Exemplo em Dó maior (trítono→ F e B)…

F→E   |   B→C

Dessa forma é possível criar o “balanço tonal” na elaboração da melodia trabalhando o contraste entre a tensão do trítono e da sua resolução.

Na aplicação modal a resolução do trítono alivia a tensão das notas características criando um bom movimento melódico sem perder a intenção.

Jônico, Frígio, Mixolídio, Aeólio e Lócrio usam como característica a nota Fá (quarta da escala). São os mesmos graus dos acordes tônicos e dominantes.

Dórico e Lídio usam como característica a nota Si (sétima da escala). São os mesmos graus dos acordes subdominantes.

__________________________________________________________________________________

Exercício 3: Saiba verbalizar todos os intervalos a partir de uma tônica, tanto na forma ascendente quanto descendente.


Quartas ascendentes→ C F B E A D G C

Quartas descendentes→ equivale ao de quintas ascendentes (inversão de intervalos)

Quintas ascendentes→ C G D A E B F C

Quintas descendentes→ equivale a quartas ascendentes (inversão de intervalos)

Sextas ascendentes→ C A F D B G E C

Sextas descendentes→ equivale a terças ascendentes (inversão de intervalos)


Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 3: Para substituir um acorde dominante (T7).


Na sua terça use os acordes do tipo: Tm7(b5) | To

Na sua quinta use os acordes do tipo: Tm6 | To


Exemplo: Substituir o acorde de G7 (G B D F)

Terça→ Nota B→ Acordes de Bm7(b5) e Bo.

Quinta→ Nota D→ Acordes de Dm6 e Do.

E todos esses 3 tons acima…

__________________________________________________________________________________

Exercício 4: Saiba o Ciclo das Quintas.

C→ G→ D→ A→ E→ B ou Cb→ F# ou Gb→ C# ou Db→ Ab→ Eb→ Bb→ F→ C

Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 4: Saiba a relação de proximidade entre os acordes, facilita a montagem e o domínio do braço da guitarra.

Formato do tipo T7 basta subir a tônica ½ tom para obter o formato To.

Ex: C7, mova a tônica Dó para Dó# e mantenha as outras notas fixas, o acorde muda para C#o.

Formato do tipo T7M basta subir a tônica ½ tom para obter o formato Tm7(b5).

Ex: C7M, mova a tônica Dó para Dó# e mantenha as outras notas fixas, o acorde muda para C#m7(b5).

Formato do tipo Tm7 basta descer a tônica ½ tom para obter o formato T7M(#5).

Ex: Cm7, mova a tônica Dó para Si e mantenha as outras notas fixas, o acorde muda para B7M(#5).

__________________________________________________________________________________

Exercício 5: Saiba a ordem do aparecimento das alterações nas escalas maiores.

Sustenidos (em quintas) → F# – C# – G# – D# – A# – E# – B#

Bemóis (em quartas) → Bb – Eb – Ab – Db – Gb – Cb – Fb

C maior – sem alteração

G e F maior – 1 alteração. Em G maior o Fá é sustenido (F#). Em F maior o Si é bemól (Bb).

D e Bb maior – 2 alterações. (D maior – F# e C# | Bb maior – Bb e Eb).

E assim por diante.

__________________________________________________________________________________

Macete 5: Relação de proximidade entre acordes.

C7 movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ C#o

C7M movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ C#m7(b5)

Cm7 movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ Eb7 (tônica na terça de Cm7).

C7M(#5) movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ C#m7

Cm7(b5) movendo apenas a tônica ½ tom para cima→ Ebm7 (tônica na terça de Cm7(b5)).

O mesmo pode ser aplicado para os outros intervalos do acorde (terça, quinta e sétima). Essas relações também podem ser invertidas.

Exemplo:

C#o movendo apenas a tônica ½ tom para baixo→ C7

__________________________________________________________________________________

Exercício 6: O trítono pode ser resolvido tanto na forma ascendente quanto descendente.

Exemplo:

Saiba então a tônica dos acordes de resolução.

Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 6: Saiba a relação de proximidade entre as escalas musicais.

Ex: C Maior→ C D E F G A B

Reduzindo a terça ½ tom→ C D Eb F G A B = C menor melódica.

Ex: C Maior→ C D E F G A B

Aumentando a tônica ½ tom→ C# D E F G A B = C# alterada.

Ex: C Maior→ C D E F G A B

Reduzindo a sexta ½ tom→ C D E F G Ab B = C maior harmônica.

Procure esses tipos de relações com todas as escalas.

__________________________________________________________________________________

Exercício 7: Saiba as notas características de cada modo grego.


Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 7: Quando deslocamos uma escala ½ tom para baixo ou para cima deslocamos os acidentes da mesma forma.


½ tom para baixo→ dobrado sustenido vira sustenido, sustenido vira natural, natural vira bemól e bemól vira dobrado bemól.

½ tom para cima→ dobrado bemól vira bemól, bemól vira natural, natural vira sustenido e sustenido vira dobrado sustenido.


Observe em Dó maior:

C Maior→ C D E F G A B

Cb Maior→ Cb Db Eb Fb Gb Ab Bb

C# Maior→ C# D# E# F# G# A# B#


Dessa forma você consegue achar rapidamente qualquer escala, veja os exemplos:

1 – Sabendo a escala de G maior (G A B C D E F#), qual é a escala de Gb maior?

Gb maior terá as mesmas notas com a redução das alterações. As naturais viram bemól e o sustenido vira natural→ Gb Ab Bb Cb Db Eb F.

2 – Sabendo a escala de F maior (F G A Bb C D E), qual é a escala de F# maior?

F# maior terá as mesmas notas com a ampliação das alterações. As naturais viram sustenido e o bemól vira natural→ F# G# A# B C# D# E#.


Você também pode pensar de forma enarmônica, veja abaixo:

1 – Qual é a escala de F# maior?

Como a escala de F# maior é enarmônica (mesma nota) da escala de Gb maior, ela terá as mesmas notas. Sabendo que a escala de G maior é: G A B C D E F#, a escala de Gb será: Gb Ab Bb Cb Db Eb F. Para achar as notas de F# maior basta então pensar de forma enarmônica: F# G# A# B C# D# E#.

Observe abaixo a relação entre os acidentes das escalas maiores:

Essa lógica se aplica para qualquer escala, independente da sua origem.

__________________________________________________________________________________

Exercício 8: Saiba dividir o tempo em 1, 2, 3 e 4 partes e estude todas as combinações possíveis dentro dessas divisões incluindo pausas e soma de notas (células rítmicas).

Motivos:

Observe as divisões no quadro abaixo (semínima como unidade de tempo). Cada célula rítmica é analisada ao lado de forma númerica, as pausas são representadas por _  e a soma das notas por um ligado.

__________________________________________________________________________________

Macete 8: Compatibilidade entre notas e acordes.

Quais acordes do tipo T7M funcionam com a nota Dó?

A nota Dó pode fazer parte da estrutura do acorde ou ser uma tensão compatível posicionada 1 tom acima das notas do acorde. Então a nota Dó será…

Ou como tensão compatível…

Então a nota Dó funcionará bem com os acordes T7M com tônicas em:

C Db Eb F Gb Ab Bb

As soluções formam a escala de C Lócrio, então a mesma lógica pode ser aplicada para outra nota.

Por exemplo:

Quais acordes do tipo T7M funcionam com a nota Sol?

Pense em G Lócrio: G Ab Bb C Db Eb F

Então os acordes serão: G7M | Ab7M | Bb7M | C7M | Db7M | Eb7M | F7M

Observe no quadro abaixo os macetes utilizando outras funções de acordes:

__________________________________________________________________________________

Exercício 9: Treine seu ouvido para identificar cada um dos intervalos musicais. Existem várias maneiras para memorizar o som de cada um, procure um método que seja natural e dedique tempo para estudá-lo.

Motivos:

__________________________________________________________________________________

Macete 9: As soluções modais para um acorde podem ser encontradas nos intervalos ao redor da tônica desse acorde.

Por exemplo: Acorde de C

Podemos usar sobre esse acorde as escalas maiores de…

Observe no desenho abaixo essas soluções em torno da tônica do acorde (mesma posição do Jônico):

Exemplo 2: Acorde de Am (relativa menor de C)

Podemos usar sobre esse acorde as escalas maiores de…

Observe no desenho abaixo essas soluções em torno da tônica do acorde:

______________________________________________________________________________________________________________________

Se você curtiu essa aula deixe um comentário abaixo e compartilhe na sua linha do tempo do Facebook. Qualquer dúvida acesse a sessão de perguntas do site.


Regras para o Compartilhamento das Aulas do Site

Powered by Facebook Comments

Cadastre seu email

Um link de confirmação foi enviado para o seu email