Sideman e Session Musician
São todas as variações do conceito de “Músico de Estúdio” e “Músico Contratado”. O sideman é aquele músico que acompanha artistas de diferentes estilos tocando em turnês ou em shows pontuais. O Session Musician é mais amplo, são trabalhos que podem ir desde a gravação de uma simples parte de guitarra, album inteiro, ensaios, shows e qualquer outra atividade que exija a presença dinâmica do músico.
Prós…
- Pagamento satisfatório e imediato (na maioria das vezes).
- Inserção no mercado musical.
- Consolida-se como referência para outros artistas.
- Tocar com infraestrutura.
- Divulgação vinculada do nome do guitarrista.
- Aumento do portifólio.
Contras…
- Tocar estilos de música que não curte.
- Estar como coadjuvante.
- Poder de decisão baixo.
- Ter que submeter-se as decisões do produtor, muitas vezes alterando o timbre da guitarra, manipulando o arranjo, distorcendo o fraseado.
- Atuar de uma forma que não é compatível com seu perfil de artista.
É sem dúvida um dos melhores empregos que um guitarrista pode ter pois a remuneração tende a valorizar o seu status como instrumentista e o ambiente de trabalho é na maioria das vezes extremamente profissional. A lógica é simples, se um artista tem a capacidade de contratar os seus músicos isso denota uma estrutura de apoio forte, uma logística bem montada e uma tendência profissional.
Você desempenhará um trabalho contratado que é bem específico e delineado e receberá um valor acordado. Acima de tudo encare como uma prestação de serviço onde ambas as partes devem concordar com os objetivos da tarefa.
1 – Como começar?
- Você precisa ter um portífólio forte com webpage, fotografias, um canal no Youtube (ou similar) com uma série de videos mostrando performances em estúdio e ao vivo, uma boa listagem de albuns gravados. Um histórico com a sua atuação no mercado musical como shows importantes dos quais participou, programas de TV, entrevistas e tudo que demonstre a sua experiência e know-how.
- Entre em contato com estúdios, selos de gravação, artistas e pessoas do ramo para entregar o seu currículo. Mas não mande material sem ser solicitado, primeiro faça uma apresentação do seu perfil de artista, quem você é e o que está procurando. Pergunte a melhor forma de abordar a empresa ou como conversar com alguém responsável. Começe primeiro um diálogo amigável (mesmo que seja por email) e depois entregue o seu material. Não mande mensagens para mais de um destinatário no mesmo email, entregue de forma direta e pessoal.
- Tente conhecer pessoas do ramo que já trabalham dessa forma, começe uma relação de amizade e mostre que essa relação pode ser benéfica para ambas as partes, tenha o que oferecer também. Muitas vezes um músico que já tem a carreira consolidada pode recorrer ao seu trabalho como forma de cobrir algo que ele não possa ou não queira fazer.
- Anuncie seus trabalhos em diversas mídias.
2 – Capacitação.
- Você deverá saber tocar vários estilos de música, então estude o máximo que puder, conheça as diferentes linguagens, saiba o mecanismo de cada uma, seus clichês harmônicos e melódicos. Entenda a relação da guitarra com o tipo de música.
- Tenha uma boa postura profissional e um excelente desempenho em palco.
- Saiba fazer backing vocal pois muitas vezes isso faz você ser escolhido perante outros guitarristas.
- Tenha equipamento de qualidade e variados. Diferentes guitarras, violões, amplificadores e pedais de efeito.
- Se vista bem e tenha uma imagem única e forte, crie uma identidade marcante.
- Saiba ler partitura, fazer arranjos, improvisar.
- Conheça os equipamentos do estúdio e os equipamentos de sonorização. Alguém que sabe manipular as ferramentas de trabalho é sempre visto como uma pessoa que pode oferecer um “algo a mais”, principalmente em situações controversas ou problemáticas.
- Esteja sempre disposto e pronto.
3 – Tabela de preços. Tenha bem definido os preços para cada atividade que você irá exercer e concorde nos valores antes de realizar a tarefa. Cada região, cada mercado tem a sua tabela média de preços, procure conhecê-la buscando informações em sindicatos de músicos ou similares.
Se você está começando é natural que seu preço seja mais baixo, mas evite trazer o mercado inteiro para baixo praticando preços que acabem com a concorrência. Busque ganhar o que considera justo pelo trabalho que está exercendo. Também estimule a relação com os artistas fazendo acordos para trabalhos mais extensos.
4 – Postura profissional. Saiba que acima de tudo você é uma ferramenta do artista e deve se comportar como uma mecanismo saudável no processo artístico. Então…
- Saiba escutar e tente compreender as vontades do artista, mesmo que pareçam estranhas ou erradas.
- Colabore sugerindo idéias e alternativas sem depreciar as qualidades do artista.
- Seja dinâmico e rápido. Ofereça ajudar além do seu dever.
- Entenda que o ambiente de trabalho precisa ser extremamente profissional, não misture festas, drogas ilícitas, alcool e cigarro.
- Aceite críticas e esteja pronto para refazer o seu trabalho.
- Faça parte do “time”, uma boa aceitação do artista reflete de forma direta no aprimoramento das suas conquistas profissionais.
- Entregue mais, vá além do esperado. Se esforçe para fazer um trabalho de alto nível, do qual você se orgulhará.
5 – Vertentes do mercado. Tente ser amplo, estar apto a atuar em várias camadas do mercado prestando serviços de diferentes calibres e características, entre eles…
- Gravando guitarra base e solos em trabalhos autorais.
- Fazendo arranjos inéditos ou versões de músicas consolidadas.
- Compondo em parceria com outros artistas.
- Entendendo e controlando equipamento de audio em estúdio e ao vivo.
- Tocando em shows.
- Tocando em programas de rádio e TV.
- Entendendo e participando da logística de uma turnê.
- Qualquer outra forma de contribuir com os objetivos do artista contratante.
Vá aos poucos sendo conhecido e reconhecido por fazer um trabalho de altíssima qualidade. Crie relações de confiança e sólidas, dessa forma as indicações para o seu trabalho irão fluir de forma natural e rápidas. Fortaleça o seu status como profissional competente e completo e seja sempre um “porto seguro”, alguém que o artista pode contar sempre.
Powered by Facebook Comments
Sites
Parcerias