Divulgação na internet
A internet assumiu nos últimos anos uma posição obrigatória na divulgação de artistas independentes, principalmente por ser um veículo de baixo custo, longo alcance e abrangente – independente da cultura, classe social, posição geográfica ou idade. Existe um número considerável de sites que permitem inclusão de músicas, videos, fotografias, biografia, vendas e muito mais, e o uso correto dessas ferramentas traz retorno direto.
Algumas dicas:
1 – Verifique quais desses sites podem ser conectados, exemplo: Twitter + Myspace + Friendfeed. A vantagem é que as atualizações se dão de forma simultânea, escreva num dos sites e o post é duplicado nos outros.
2 – Configure para que as movimentações de usuários, como comentários, perguntas, downloads, sejam comunicados via email, tornando mais eficaz o controle desse tipo de interação.
3 – Coloque em cada site os links para suas outras páginas e o link direto para sua homepage.
4 – Atualize os sites com frequência para estimular frequentadores ativos.
5 – Permita em algum dos sites um espaço para interação artista X público.
6 – Tenha uma padronização visual, um vínculo no design criando indentidade.
7 – Coloque a informação de forma direta e clara para ser facilmente identificada.
8 – Crie tags que sejam abrangentes mas ainda diretamente relacionados com sua música. Esses podem ser atualizados buscando assuntos em evidência no período.
9 – Não utilize o site para qualquer assunto que esteja com relação desconexa ao artista ou banda.
___________________________________________________________________
Conteúdo: Cada site tem um propósito diferente e atender o objetivo de cada página é importante para extrair seu máximo potencial. Preencha o que é requisitado de forma honesta, evitando um bombardeio de informação desnecessária mas tonificando pontos chave. Lembre que textos muito longos não capturam o interesse do visitante espontâneo.
– Biografia: um breve resumo, em poucas linhas, do que já vivenciou musicalmente. Se for uma banda, a história da formação inicial aos dias de hoje.
– Músicas: Como a maioria dos sites requer apenas músicas no formato mp3 ou wma, opte pelas compressões com maior qualidade. Como o principal produto do artista é a música em si, apenas coloque músicas bem gravadas e mixadas, com arranjo e execuções sólidas.
– Vídeos: Devem ter uma boa edição com imagens de qualidade. Não use o som captado pela câmera, faça a mixagem da imagem com o som gravado e mixado separadamente.
– Estilo: muitos sites requerem a definição do estilo do artista. A música é livre e o processo de composição pode tomar muitos caminhos, o que torna muito difícil definir o estilo com poucas palavras. Mas classificações complexas são exclusivas reduzindo dramaticamente o público potencial, então use no máximo 2 ou 3 palavras-chave, por exemplo: rock instrumental.
– Fotos: Aquelas que mostrem os membros da banda ou o artista solo e que sejam uma boa representação da música. A música é o conteúdo do artista mas a imagem é a embalagem do produto, devem ser limpas e claras, objetivas e mostrar compromisso.
– Influências: lista de artistas que, de alguma forma, ajudaram a moldar o som da banda. Isso cria vínculos e possibilita que sua música seja encontrada por afinidade.
___________________________________________________________________
Tipos de site:
Webpage, +mais
Sites sociais, +mais
Sites para downloads, +mais
Sites musicais, +mais
Fotologs, Blogs, +mais
Variados, +mais
Links, +mais
Se você curtiu essa aula deixe um comentário abaixo e compartilhe na sua linha do tempo do Facebook. Qualquer dúvida acesse a sessão de perguntas do site.
Regras para o Compartilhamento das Aulas do Site
Powered by Facebook Comments
Sites
Parcerias